Manuais Escolares Gratuitos

Quem vai receber manuais escolares gratuitos novos?

Excepcionalmente, no próximo ano lectivo, serão distribuídos manuais escolares gratuitos novos a todos os alunos, excepto em caso de retenção. Isto porque, durante a votação do Orçamento Suplementar, o Parlamento decidiu suspender a obrigatoriedade de devolução às escolas dos manuais escolares gratuitos entregues no ano lectivo de 2019-2020. Desta forma, não haverá manuais escolares gratuitos usados para atribuir. O objectivo da medida é garantir condições para a recuperação das aprendizagens dos alunos, a ter lugar no início do ano lectivo de 2020-2021. Isto porque, no último ano lectivo, todo o terceiro período decorreu no regime de ensino à distância, devido à pandemia da Covid-19.

Esta é uma boa novidade para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do Ensino Secundário. Quanto aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, a distribuição gratuita de manuais escolares novos já estava prevista no Orçamento do Estado para 2020.

 

Encomende os manuais escolares em Viseu ou Mangualde

A PAPELARIA VISÃO sabe os livros escolares adoptados por todas as escolas para os diferentes anos. Apenas terá de indicar o ano, o concelho e a escola do seu educando, para ter acesso à lista de cadernos de actividades adoptados pela escola do seu educando. Preencha aqui o formulário.

Ao deixar os contactos no nosso site será contactada para nos assegurarmos que todas as informações estão correctas. Uma vez que o ficheiro do voucher tem informação sobre o manual ao qual corresponde, ao enviar o código, o manual é directamente colocado na sua reserva.

Após fazer a reserva dos manuais escolares será fornecido um código que poderá utilizar no site para desconto directo em material esccolar.

Se preferir usufruir do desconto em loja, só terá de dar o seu nome antes de pagar.

No ano escolar de 2020-2021, a PAPELARIA VISÃO manter-se-á como um dos pontos acreditados para fazer o levantamento dos manuais escolares gratuitos (MEGA). O processo de encomenda será realizado online ou em loja com ou sem vouchers.

  1. Deixe os seus dados na nossa página
  2. Aguarde contacto de um dos nossos profissionais para confirmação dos manuais escolares que o seu educando irá necessitar.
  3. Escolha se quer utilizar ou não os vouchers MEGA
  4. Usufrua de 25% de desconto em todo o material escolar comprado no nosso site ou em loja

Load More

 

O que deve saber sobre os manuais escolares gratuitos

A PAPELARIA VISÃO elaborou um guia com perguntas e respostas, com base nas dúvidas mais frequentes dos Encarregados de Educação dos concelhos de Viseu e Mangualde, e em esclarecimentos prestados pelo Ministério da Educação. À medida que formos recebendo novas informações, vamos actualizando esta página. Visite-nos com frequência para esclarecer as suas dúvidas.

  1. Registe-se em manuaisescolares.pt.
  2. Quando os vouchers ficarem disponíveis, receberá um email com essa informação.
  3. Depois apenas tem de fazer login, e descarregar os vouchers.

Se ficar com os manuais que foram distribuídos gratuitamente no passado ano lectivo pode perder o direito aos manuais gratuitos neste ano lectivo. Cada manual é considerado individualmente, ou seja, se não entregar o manual de apenas uma disciplina, só perde o direito a receber o manual dessa disciplina no ano seguinte.

Se pretender ficar os manuais que lhe foram distribuídos gratuitamente e ainda assim receber manuais gratuitos, tem que devolver à escola o valor integral dos manuais recebidos no presente ano lectivo e com os quais pretende ficar.

Caso pretenda ficar com os manuais atribuídos no ano anterior e aduirir os deste ano, basta não levantar os vouchers e dirigir-se à nossa papelaria.

Não, apenas os manuais escolares são gratuitos. Os cadernos de actividades deverão ser comprados.

Essa informação pode ser consultada na plataforma MEGA, bastando para tal fazer uma pesquisa por escola.

Os encarregados de educação têm de se registar na plataforma eletrónica MEGA – Manuais Escolares Gratuitos (manuaisescolares.pt ou da app Edu Rede Escolar) para obterem manuais escolares pagos pelo Estado. O registo é gratuito.

De acordo com a Lei do Orçamento de Estado para 2020, são abrangidas pela gratuitidade dos manuais escolares as escolas da rede pública.

No ano lectivo 2020-2021, os manuais escolares são gratuitos para todos os alunos do ensino público, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade (incluindo escolas com contracto de associação), a nível nacional.

Load More